Samkhya (Sankhya)

tradução 01:
Samkhya é um dos importantes e também uma da mais antigos filosofia hindua. Samkhya forma uma das correntes mais importantes filosóficas de pensamentos da Índia. É baseado em dois princípios distintos, isto é Purusha e Prakriti. A essência de sistema de Samkhya é que existem dois supremos, beginningless realidades, alma universal (Atman) e matéria, Purusha é a alma e Prakriti é o matéria. Purusha representa o princípio masculino e Prakriti o feminino. Purusha é o quiescent unmanifest, consciência pura e Prakriti, está o manifestar, natureza primitiva de que o cosmo desdobra. Este dualismo forma a base de filosofia de Samkhya.

tradução 02:
Samkhya é um do major e igualmente uma da filosofia Hindu a mais velha. Samkhya dá forma a uma das correntes filosóficas as mais importantes dos pensamentos de India. É baseado em dois princípios distintos, a saber Purusha e Prakriti. A essência do sistema de Samkhya é que há dois supremos, umas realidades beginningless, uma alma universal (Atman) e uma matéria, Purusha é a alma e Prakriti é a matéria. Purusha representa o princípio e o Prakriti masculinos o feminino. Purusha é a consciência a mais unmanifest, pura quieta e Prakriti, é a manifestação, a natureza primordial de que o cosmos unfolds. Esta dualidade dá forma à base da filosofia de Samkhya.

tradução 01:
As origens ambíguas de Samkhya podiam ser localizadas para os hinos de criação de Rig-Veda (R.V. 10-129-1-2, 1-1:1, 10-129-1:51-163-1-5 etc. etc.) O precursor de Samkhya parece ser Atreya Tantra. O proponente de Samkhya adequada parece ser Kapila, Nome original da Mahrishi Kapila era Panchashikha. A filosofia de Samkhya inteira revolve ao redor Prakriti, o insentient e Purusha, o ser sensível. Samkhya é precisa, racional, e lógica, e então não julga isto necessário para invocar o conceito de Deus para explicar o manifesto e natureza de não manifesto múltiplo: O individual auto e o universo objetivo. Samkhya bem propõe a teoria da possibilidade e a necessidade para perceber nosso verdadeiro Auto de forma que a escravidão de ignorância está quebrada e a individual auto pode atingir liberação. Patanjali em sua Ioga Sutra adicional elucida o método e quer unir nosso mais baixo auto com o verdadeiro Auto. Debaixo da influência inescrutável de Purusha, que é inativa e passiva, mas sensível (e também infinito e eterno), Prakriti perde seu equilíbrio. Como conseqüência disto, o equilíbrio é transtornado e o universo inteiro de ilimitado permutations e combinações entram em existência. A primeira modificação de natureza primordial é chamada Mahat ou Inteligência Cósmica. Ele adicional evolui em duas forças, Akasha, o assunto primitivo, e Prana, a energia primitiva. Akasha forma a base material e Prana a base de energia de criação. Fora da interação de Akasha e Prana são formadas cinco elementos sutis, asperamente traduzidos como éter, fogo, ar, água, e Terra. Estes são os componentes de toda a existência material no universo. Como pode ser visto, até Mahat é material que consiste em três Gunas (atributos / qualidades) e então também a Prana. Nada pode existir sem a combinação destes três Gunas, Sattva (equilíbrio), Tamas (inércia) e Rajas (dinamismo). Mente, intelecto, ego, sinta órgãos, sinta objetos, árvores, plantas, mundo animal, em resumo tudo evolui da várias combinação destes três Gunas. Em alguns destes a Sattva guna predomina, em outros o Rajas ou o Tamas. Dependendo na preponderância de uma Guna particular em tal combinação, o objeto adquire suas peculiaridades. Instância de abeto, enquanto a mente e intelecto têm predominância de sattva, um torrão de terra está cheio de tamas! Sattva é útil em illumining a natureza verdadeira da coisa, Tamas em seu extremo obscurece a realidade, Rajas age no nível intermediário, e ele percepção de causas torcidas e dá percepção falso disto. Sattva é puro e brilhando, rajas é ativo e apaixonado, enquanto tamas é enfadonho e preguiçoso. O espírito ou Purusha é o princípio por causa de que natureza evolui. A experiência é explicado em base de um certo associação de espírito com natureza. O
matéria é meramente o médio para espírito manifestar propriamente; O matéria não é o fonte de consciência. O complexo do inteleto da mente (ou o órgão interno, o Antahkarana) são refinados, sutil assunto predominantemente consistindo em sattva guna que age como o principal locus de união entre Prakriti e Purusha que resultam em possibilidade de um experiência, e assim conhecimento.

tradução 02:
As origens ambíguas de Samkhya poderiam ser seguidas aos hinos da criação do Rig-Veda (R.V. 10-129-1-2, 1-1: 1, 10-129-1: 51-163-1-5 etc. etc.) o precursor de Samkhya seriam birras de Atreya. O proponente de Samkhya apropriado seriam Kapila, nome original de Mahrishi Kapila era Panchashikha. A filosofia inteira de Samkhya revolve em torno de Prakriti, do insentient e de Purusha, ser sensível. Samkhya é preciso, racional, e lógico, e conseqüentemente não julga necessário invocar o conceito do deus para explicar o manifesto e não-não manifesta a natureza múltipla: o auto individual e o universo objetivo. Samkhya apresenta agradàvel a teoria da possibilidade e da necessidade de realizar nosso auto verdadeiro de modo que a sujeição da ignorância seja quebrada e o auto individual possa alcançar a libertação. Patanjali em sua ioga Sutra mais adicional explica o método e significa-o unir nosso mais baixo auto com o auto verdadeiro. Sob a influência inscrutable de Purusha, que é inativo e passivo, mas sensível (e também infinito e eterno), Prakriti perde seu equilíbrio. Em consequência deste, o equilíbrio é perturbado e o universo inteiro de permutações e de combinações ilimitadas entra a existência. A primeira modificação da natureza primordial é chamada Mahat ou inteligência cósmica. Evolui mais em dois forças, Akasha, a matéria primordial, e Prana, a energia primordial. Akasha dá forma à base e ao Prana materiais a base da energia da criação. Fora da interação de Akasha e de Prana são dados forma cinco elementos subtis, traduzidos crua como éter, fogo, ar, água, e terra. Estes são os componentes de toda a existência material no universo. Como pode ser visto, mesmo Mahat é o material três consistindo Gunas (atributos/qualidades) e tão igualmente o Prana. Nada pode existir sem a combinação destes três Gunas, Sattva (equilíbrio), Tamas (inércia) e Rajas (dinamismo). A mente, inteleto, ego, órgãos de sentido, sentido objeta, árvores, plantas, mundo animal, no short que tudo evolui da vária combinação destes três Gunas. Em alguma destes o guna de Sattva predominates, em outro o Rajas ou o Tamas. Dependendo do preponderance de um Guna particular em tal combinação, o objeto adquire suas peculiaridades. O exemplo do abeto, quando a mente e o inteleto tiverem a predominância do sattva, um clod da terra está cheio dos tamas! Sattva é útil em illumining a natureza verdadeira da coisa, Tamas em seu extremo obscurece a realidade, Rajas actua a nível intermediário, e causa a percepção distorcida e dá a percepção falsa dele. _ Sattva puro e shining, os rajas ativo e apaixonado, quando tamas maçante e preguiçoso. O espírito ou Purusha são o princípio para que a natureza evolui. A experiência é explicada com base em uma determinada associação do espírito com natureza. A matéria é meramente o meio para que o espírito manifeste-se; a matéria não é a fonte de consciência. O complexo do inteleto da mente (ou o órgão interno, o Antahkarana) são refinados, matéria subtil que consistem predominante no guna do sattva que age como o locus principal da união entre Prakriti e Purusha tendo por resultado a possibilidade de uma experiência, e desse modo conhecimento.

Mas o que é o propósito de todas estas mudanças na natureza! Existe algum? Como e por que esta evolução de palpável (físico) até sutil e voltar, e estas mudanças podem ser interpretadas em relação à meta? A pergunta vem para mente: É a revolução cósmica propositada? De qualquer maneira, vindo para nosso ponto de responder a pergunta de propósito, pontaria ou meta, das mudanças na natureza, Samkhya mantém aquele mudanças são para o 'benefício ' da alma. A Purusha gradualmente percebe aquele mudanças na natureza não afeta isto; E um dia vem quando ficar livre de todas as escravidões de identificação com o mente. Percebe que está eternamente livre e onisciente. Esta liberdade de alma é a pontaria e destino de todo empenho de humano. De acordo com a filosofia de Samkhya, Prakriti é o unmanifest, recurso primitivo, a soma total da energia universal que manifesta propriamente em várias formas de material no diferente planos (lokas). O processo criativo (Shristi) começa, quando Purusha, a alma individual entra e fica estabelecido nisto. Fora deste processo evolui 24 princípios, que são:

Mahat: O grande princípio (1) (Pensamento cósmico)
Buddhi: O distintivo, razoamento e inteligência causativos (2)
Ahamkara: O princípio de ego (3) - Elétrones, Prótones e nêutrones (3)
Manas: A mente ou a sexto sensação (4)
Panchendiryas: Os cinco órgãos de sensação (9)
Cinco karmendriyas: Os cinco órgãos de ação (14)
Cinco tanmantras: Os cinco elementos sutis (19)
Cinco Mahabhutas: O cinco palpável (físico) elementos (Terra, água, ar, fogo e éter)(24)


O Mahat (
o grande princípio), é o primeiro a emergir neste processo de evolução. O Mahat é Prakriti ou a natureza primordial em seu aspecto dinâmico. Do Mahat evolui buddhi e Manas. Buddhi é o princípio de inteligência ou a consciência distintiva e Manas é o importar de enche consistindo em consciência pura. De Buddhi evolui ahamkara ou o sentimento de individualidade e separação e o cinco tanmantras de som, toque cheiro, forma ou cor e gosto. O resto dos princípios surge de Manas, que são os cinco sentidos, os cinco órgãos de ações e os cinco elementos brutos. Estes são o 24 evolutes (tatra sarva Eva achetanam)e junto com a Purusha (alma individual) que junta-se com Prakriti iniciar este processo, o número se torna 25. A grandeza de Samkhya encontra-se no fato de que a evolução da vida na terra está descrita não como o trabalho do milagre do deus, mas como um processo creativo que passa com as fases diferentes de mudança e de transformação. A alma individual ou Purusha é o princípio eterno que junta-se com Prakriti, outro princípio eterno para estabelecer sua presença no mundo material. A alma individual é imortal. Existe antes do aparecimento de outros princípios e continua a existir até depois do resto desaparecer.

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