Meta de vida (Goal of life)

Os pensadores indianos não fizeram divórcio a meta de vida de suas visões de vida. Uma visão de vitalícia cresce e amadurece por uma necessidade para atingir alguns termina de vida. Deste modo filosofia ou visão de vida (Tattvajnana) é um meio para atingir a meta de vida (Purusartha). Uma filosofia permanece filosofia justa quando não levar em consideração a meta de vida: Isto é a visão ocidental de conhecimento para causa de conhecimento. Mas pensamento de índio considera conhecimento para ser os meios para emancipação de escravidão ou ignorância, ou ciclo de nascimento e morte ou infelicidade. O conhecimento passess de nível para nivelar de purusarthas; Quer dizer, nós conseguimos conhecimento para alcançar riqueza e poder; Então com estes nós conseguimos conhecimento para alcançar conforto ou fulfilment de desejos; Com estes desejos cumpriram que nós buscamos conhecimento de conduta ou apresentação certa de ritos ou sacrifícios que trarão sensação maior de liberação; E com estes alcançaram que nós buscamos conhecimento ainda mais alto e mais vasto para alcançar a meta ou Liberação mais alta ou Moksha que é auto realização ou realização de Deus. Estes conhecimentos ou filosofias são instrumentais e ajuda em alcançar fins de humano; E estas filosofias podem ser ou econômicas ou políticas, hedonísticas ou éticas ou baseadas na meta de auto realização ou realização da realidade.

Pode haver três tipos importantes de divisões ou classificações de filosofias de acordo com o prameya (objeto de realidade), pramana (instrumento de conhecer) e purusartha (Meta de vida). Deste modo uma complexidade vasta de sistemas prevalecidos na Índia; E até hoje nós podemos ver que nós podemos classificar e localizar as várias filosofias de acordo com o threefold esquema esboçado acima de.

Na Índia existem mais ou menos nove filosofias importantes isto é Charvaka, Jaina, Buddha, Samkhya, Yoga, Nyaya, Vaiseshika, Purva ou Karma Mimamsa e Uttara ou Brahma ou Sariraka Mimamsa.

O primeiro três parecem ser Nastika, ou aqueles que negam o authoritativeness de Veda Pramana, mas pode aceitar quaisquer outros citações humanos, e os últimos seis parecem ser astika ou aqueles que aceitam a autoridade da Veda como conclusivo Pramana, superior ao outro Pramanas ou a partir de validez igual com outro pramanas como um instrumento para ganhar conhecimento certo sobre o assunto importa relevante para isto.



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