Escrituras hinduas - Parte 2

Parte 2

Como já mencionado, o Vedas não desenvolveu como um documento único. Em sua forma conhecida atual, talvez é uma acumulação de muitos séculos do trabalho por muitos sábios. Yajur-Veda, por exemplo era compilada um século ou dois depois de Rig-Veda.

De acordo com filosofia Védica a período de vida humana é dividida em quatro fases conhecidas como 'ashrams'. A palavra ashram significa abrigo implicando que a pessoa abriga-se sucessivamente em cada um das quatro fases durante jornada da sua vida. Estes ashrams são Brahmacharya, Grahasta, Vanaprastha e Sanyasa. O Vedas define um propósito específico para cada ashram e oferece instruções específicas para ser seguido em cada ashram. O movimento total do ashram ao ashram facilita a fusão do ‘Jivatma’ (alma individual) com o ‘Paramatma’ (alma universal ou Deus), que é a finalidade da vida.

A Samhitas, é poemas líricos em natureza e poder das forças para humanos para a primeiros vêem, observe e aprecie no mundo principalmente durante seus adolescentes. O Samhitas são para ser entendido (aprender) pelo Brahmacharis (celibatários), pessoas em sua primeira fase de vida , chamada como Brahmacharya Ashram, o primeiro ashram. Brahmacharya Ashram, é a fase de aluno de vida e é preparatório para a ‘Grahastha’ ashram.

O Brhamanas anuncia os vários ritos - karma - ser executados e explicar o procedimento para o mesmo. Interpreta as palavras do mantras que ocorrem na Samhita, como eles são para ser entendido etc. Contem rituais das várias cerimónias que uma pessoa deve executar particularmente durante sua vida casada que é seu vida meia (mid-life). Grahasta começa com casamento e proceder a levantar uma família. Envolve ganhar uma vida com as habilidades adquiridas durante o ashram de Brahmacharya. Encoraja o prazer de uma vida mundano, inclusive prazeres sexuais com cônjuge. Os donos da casa têm a responsabilidade de educar suas crianças da mesma forma que seus pais educaram elas. O dono da casa precisa executar seus responsabilidade religiosos também. O Brhamanas é um guia para o Grahastas (donos da casa / homem de família).

O Aranyakas, que dão as interpretações filosóficas do Vedas, é pretendido para ‘Vanaprasthas’, os povos que vivem com a família, na sociedade, mas em uma maneira retraída. O homem não participa nas atividades comerciais e a mulher deixa as responsabilidades da casa para ela nora. Os povos neste ashram jogam o papel (função) dos mentores. As atividades sociais ficam religioso em natureza. O celibato está novamente defendido nesta fase. A pessoa está neste mundo mas não deste world, antes adotando a última fase de Sanyasa ashram. O Aranyakas contém métodos de meditação , adoração devota etc. ser executadas por homem durante suas últimas fases de vida. Eles dão perspicácia em primeira especulação e discussões intelectuais que são mais velhas vistos em mais detalhe no Upanishads. O conceito do Brahman como mais supremo e o desejo da alma (Atman) ser imortal é especulado primeiramente na literatura de Aranyaka.

O Upanishads também são conhecidos como ‘Vedanta’, que significa o fim do Vedas. O Upanishads conter essencialmente discursos entre o professor (Guru) e um Aluno maduro (que deveria ter conhecimento das mundo e das experiências mundanos). As discussões principalmente cercam o propósito de criação e as metas de existência humana & analisar com interrogatório e raciocínio o conceito de Deus. O Upanishads com seu conhecimento sublime, profundo e alto ajuda o devoto para ganhar o conhecimento necessário para perceber Brahman. Upanishads são divididos em dois grupos, cedo e tarde. Primeiros Upanishads existe antes do tempo de Buddha na oitava - nineth século antes da era (época) Cristã. O recente Upanishads são de um período durante & depois de Buddha. A muito essência de espiritualidade do Vedas é o Upanishads e Vedanta. A distinção entre a duas é que o Upanishad é o texto e Vedanta é a filosofia.

Enquanto existem Upanishads numeroso (1100 + ), 108 deles são considerados genuínos. Isha, Kena, Katha, Mundaka, Taittiriya, Aitareya, Chandogya, Brihadaranyaka e Kaushitaki-Brahmana são consideradas como o mais significante primeiro Upanishads. O recente Upanishads inclui Shvetashvatara, Prashna, Mandukya e Mahanarayana. Somente estes treze Upanishads e Maitri Upanishads são considerados ser Vedic e importantes porque foram comentados em (sobre) pelos professores principais (Acharyas) de várias tradições. O outro Upanishads menos importante é Sabla, Jabala, Paingala (uma conversação entre Yajnavalkya e sua pupila Paingala) e Kaivalya Upanishad.

A Brahma-Sutra de Badarayana forma a base de Vedanta. As doutrinas de Vedanta eram baseadas na Upanishads, e deu lógico e organizou forma para suas especulações místicas. Manteve que tudo no universo, almas e matéria igualmente (também), era produzido de própria essência do Deus. Vedanta é baseada no estudo de Upanishads, Brahma-Sutra e Bhagavad-Gita ,coletivamente chamada ‘Prasthana-Traya’. Os três sistemas principais de Vedanta são Dvaita, Advaita e Vishisht-Advaita.

0 comments :: Escrituras hinduas - Parte 2