Escrituras hinduas - Parte 1

Parte 1

O que são a escrita sagrada de hinduísmo ? Mas primeiro vamos entender o que são escrita sagrada ? Em outras palavras, antes de nós poder discutir a escrita sagrada de hinduísmo, primeiros nós devíamos entender o que é 'escritura. Quando nós usarmos as palavras "escrita sagrada" ou "escritura", este implica textos escritos. Como nós temos anotado mais cedo, os textos escritos são uma parte de uma tradição religiosa cumulativa, no caso de hinduísmo, os textos sagrados originais não eram textos mesmo; Eles eram transmissões orais transmitiu de professor até aluno por memorization. Conseqüentemente a referência para escrita não é estritamente correta por causa disto tradição oral na Índia antiga. Porém literatura de Sanskrit que é considerada como autorizados pelos hindus de dia presente podem ser amplamente classificado em seis ortodoxos e quatro categorias seculares.

A seção ortodoxa contém:

1. Shruti: A primeira tradição oral praticada na Índia antiga está conseqüentemente chamada Shruti. O Vedas são a forma escrita de Shruti.

2. Smriti: Que é lembrado. Estes são os textos de lei, estórias morais e os épicos escritos e lembrados. Estes incluem Sutras e Shastras (por exemplo Brahma Sutra e Dharma Shastra). Veda-angas (membros de Vedas) e Upa-Vedas (abaixo de Vedas) também estão incluídos aqui.

3. Puranas e Upa-Puranas (abaixo de Puranas): existem dezoito Puranas de Sábio Vyasa e quatorze Upa-Puranas.

4. Ithihasas: Como Mahabharata e Ramayana.

5. Agamas: Textos de cerimônia e ritos de adoração.

6. Darshanas: As seis doutrinas filosóficas de salvação.


A seção seculares tem quatro categorias:

1. Subhashitas: Declarações sábias, Panchatantra e Hitopadesha pertence a esta categoria.

2. Kavyas: Poesia e prosa eruditas, Kalidasa Raghuvamsha e Kumarasambhava são exemplos de trabalhos da poesia e Banabhatta são os maiores exemplos de literatura de prosa.

3. Natakas: Dramas eruditos, exemplos são Kalidasa Shakunthala e Vishakadatta Mudrarakshasa.

4. Alankara: A composição de elegância e idioma ornamentais inclui tais trabalhos como Mammata Kavyaprakasha e Jagannatha Rasagangadhara.



Escrituras ortodoxas

Shruti

Um sábio chamado Krishna Dvaipayana, mais conhecido como Sábio Veda Vyasa, escreveu & categorised o primordial único Shruti (oral) em três Vedas: Rig, Sama & Yajur. A quarta Veda Atharva, composto juntamente por Sábio Angirasa & Sábio Atharvana, foi adicionado ulteriormente aos três existentes.

Vedas parece ser a literatura humana mais velha disponível. Entretanto lá parece ser um intervalo longo entre a composição e compilação do Vedas, existe evidência para sugerir que estes Vedas, como nós conhecemos hoje eram compostos mais ou menos 1000 anos na antes de Buddha e 1500 cem anos na antes de Cristo. Em português a palavra Veda significaria "saber" , a palavra Veda vem da raiz de Sanskrit ‘Vid '. Porque muitos sábios contribuídos para a composição de Vedas de muitas gerações, podem se ver a transformação do pensamento da religião politeísta antiga até a filosofia monística mais recente. O primeiro Veda (Rig) refere as várias deidades dos fenômenos naturais (sol, vento, fogo, tempestade etc.). O Upanishads, que foram escritos mais tarde pelos pensadores filosóficos, se refere a uma teoria monística de Alma Mundial Suprema, isto é Brahman. Hinduísmo, notavelmente, sintetizou os vários paradoxos do Vedas em uma religião única que é praticada hoje.

Junto o primeiro três Vedas era chamado "Trayi Vidya", que constituiu o threefold (triplicar) conhecimento. Cada Veda tem quatro componente diferente parte isto é, Samhita (hinos), Brahmana (significado dos hinos), Aranyaka (interpretação) e Upanishads (Vedanta - o diálogo metafísico).

A Rig-Veda é uma coleção de hinos louvando os deuses. Existem 1017 hinos na Rig-Veda e estes são organizados em dez mandalas ou círculos. Segundos para sétimos são o mais velhos e os décimos é o mais recente. O nome 'Rig' era derivado da palavra de raiz 'Rik' que significa 'adorar'. A maioria de aspectos de ciência Védica gostam da prática de Yoga, meditação, mantra pode ser achada no Rig-Veda.

Yajur-Veda como visto pela visão exterior é o Veda do cerimônia. Em um nível interno, ele exposição um yogic prática para purificar a mente e acordando a consciência interna. A cerimônia é para criar novamente o universo dentro de nossa própria psique e assim unir o individual com o universal. Ele séries de sacrifícios culminam no Atmayajna ou no abnegação onde o ego é oferecido ao divino. O nome que Yajur-Veda veio da palavra de raiz 'Yaj' que também significa adoração.

Sama-Veda é o Veda da canção. Sama-Veda é, virtualmente, uma interpretação (rendering) musical das mantras selecionadas de Rig-Veda. Portanto o texto da Sama-Veda é uma versão reduzida do Rig-Veda. Sua secreta está em sua anotação e interpretação musical. A origem da música indiana pode ser seguida de volta a este Veda. A Sama-Veda representa o êxtase de conhecimento espiritual e o poder de devoção. O Rig-Veda é a palavra, o Sama-Veda é a canção ou o significado. O Rig-Veda é o conhecimento, o Sama-Veda é sua realização. Conseqüentemente a duas sempre vá junto como marido e esposa. A palavra ‘Sama’ significa canções doces ou hinos.

Atharva-Veda é uma mistura de prosa e poesia. O mantras de outro Vedas também serve o mesmo propósito que aquelas da Atharva-Veda, mas o que é especial sobre este Veda é que tem referências às deidades não mencionadas no outro Vedas e tem as mantras endereçadas aos espírito ferozes. O que veio para ser conhecido como 'Mantrikam' (ritos mágicos) ter sua fonte nesta Veda. Mas deve ser anotada que o Atharva-Veda também contém mantras que fala de verdade altas. Ele tem o Prithvi-sukta, o hino para a Terra, que glorifica este planeta com todas as suas criaturas. Adicionais, contém hinos que lidam principalmente com os aspectos práticos e filosóficos de existência humana. Os hinos lidam com tais temas como conduta social, sucesso em comércio e agricultura, relações, bem-estar humano e tais assuntos práticos. Também contém mantras com que repelires se infortúnios e desastres. O conhecimento de esotérico que lida com Yantra, Tantra e Mantra são detalhadas em Atharva-Veda. Yantra é a máquina, isto é o corpo humano, Mantra é a fórmula e Tantra é a técnica de se aplicar o fórmula para a máquina para conseguir os melhores resultados. O início de ciências médicas indianas, Ayurveda, pode ser achada na Atharva-Veda. Na seção chamou o 'Bheshanjani', curas usando ervas para doenças como febre, icterícia, hidropisia e lepra são enumeradas.

0 comments :: Escrituras hinduas - Parte 1