Livre arbítrio e Deus

É verdade que não existe nenhum livre arbítrio no reino de MATÉRIA. Mesmo as controvérsias de mecânica de quantum, consciência e livre arbítrio das partículas, são só aparentes não reais. Por este eu quero dizer o probabilistic natureza de partícula existe só no medido, observado nível. Para observar uma partícula que fundamental nós precisamos de a brilhar com luz (ou alguma outra onda equivalente) quando nós fizermos que a partícula absorve que a energia do fóton da luz de irradiação e de seu trajeto fica perturbada. Uma partícula fundamental que é tão pequena este distúrbio do bombardeamento por um fóton é completamente significativa e seu curso natural fica perturbado. Em conseqüência o que nós observamos e medimos, é nunca o mesmo de seus posição original e curso quando não é perturbado assim.

Se nós não perturbamos a partícula esta maneira, se nós não observamos e medida, que seu curso natural de desenvolvimento pode ser determinado obedecendo leis rígidas governadas pela equação do Schrödinger. Há determinismo neste ontológico nível. A probabilidade entra somente a nível epistemológico.(Cf:: Roger Penrose). O caos do teórico de caos também é um caos determinado. O caos do teórico de caos também é um caos determinado. Um algoritmo determinado preciso é atrás do caos. É um caos determinado, nem um caos livre.

Deste modo não existe nenhum livre arbítrio em qualquer lugar no universo material (materiais).

A qualidade de livre arbítrio e consciência é atribuída para alma ou espírito e para não matéria. Assim nós temos dois tipos das coisas materiais e espirituais. O determinismo aplica-se à matéria (Prakriti), livre arbítrio aplica-se ao espírito (Purusha). Agora se Deus pode predizer eventos amanhã, dizer que cor camiseta eu vestirei, então eu não tenho nenhum livre arbítrio. Se Deus não pode predizer que, Deus não pode ser onisciente.

Aqui se determinismo é atribuído para o mundo material empírico então não existe nenhum paradoxo como não existe nenhum livre arbítrio no universo materiais (material) inteiro e seu em funcionamento e Deus podia facilmente predizer, com as leis do universo sabido só gosta quando o próximo eclipse aconteceria. O paradoxo levanta-se somente se nós nos tomamos não como uma entidade materiais (material) mas um espírito. Se nós declararmos que nós não temos nenhum livre arbítrio, para resolver o paradoxo, que nos reduz em para assunto mero. Porque que consciência é com fora livre arbítrio? é só um pedaço de assunto, pode ser mecanismo mais complicado mas não menos a materiais e não pode ser considerado como espírito ou Jeeva. Se nós quisermos evitar esta conotação de nós, então nós precisamos assumir que nós somos alma um espírito uma consciência e não matéria. Naquele caso nós teremos que atribuir livre arbítrio para nós. Naquele caso o paradoxo surgirá.

Há existe só uma maneira para solucionar este paradoxo se nós não quisermos reduzir Jeevatma para coisa material. Isso está tomando acima da posição de Advaita Vedanta que essencialmente não há nenhuma diferença entre Jeevatma (Alma) e Paramatma (Deus). Ambos têm livre arbítrio e são de fato uma. Porém Jeevatma é parte de Paramatma , coberta pelo maya, ignorância e deste modo tem limitou conhecimento mas não 'omnisciência '. Jeevatma, tem embora o livre arbítrio ainda não pode saber o funcionamento e desdobramento da evolução de eventos. Paramatma tendo informações completas inclusive as decisões de livre arbítrio feito pela Jeevatma, devido a unidade (oneness) da Paramatma com Jeevatma pode predizer tudo. Porque livre arbítrio da Jeevatma estará livre arbítrio da Paramatma.


1 comments :: Livre arbítrio e Deus

  1. Interessante. É uma pena que a tradução seja tão ruim. Gostaria de ter o endereço do texto original. Obrigado.
    godoy@terra.com.br