Nyaya

A Nyaya principalmente lida com métodos lógicos, o princípio de causação é aceito pela escola de Nyaya. Além disso, atenção considerável é paga para problemas que surge de noncausal antecedentes, pluralidade de causas, etc. Como nós inquirimos na origem de vida consciente e o inanimado átomo e vamos passo por passo adiante em nossa investigação, nós realise no fim a verdade monística que everthing é a manifestação ou disfarce do mesmo Paramatama. Nyaya é uma fase intermediária para chegar nesta verdade. Dê racionalismo seu devido lugar, mas isto não leva a materialismo & ateísmo. Por investigação intelectual, Nyaya vem para a conclusão isto, se o mundo é muito ordenadamente com tantas criaturas nisto, todos eles encadearam, deve haver uma Isvara ter criado isto. Nyaya reconhece que existem áreas que não podem ser compreendidas por razão humana e que as verdades que não podem ser racionalmente estabelecidas deve ser aceita de acordo com como o Vedas vê eles. Isto significa que Nyaya toma todo cuidado para ver aquele razoamento não toma um curso que é capcioso e que leva a descoberta de verdade. Gangesa de Mithila era o fundador da Escola de Nyaya Moderna (mais ou menos 1200 A.D.) Sua Tattva Cintamani é o texto normal para a escola de Nyaya Moderna de pensamento. Gangesa tentou construir uma estrutura mais rigorosa para a disciplina descrever o mundo externo. Existiam vários críticos da Nyaya school,and os críticos mais freqüentemente que não usaram os métodos de razoamento da escola de Nyaya disputar as reivindicações. Isto realmente ilustra a importância desta escola em história de índio filosófica.



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