Entendendo um corpo humano (Jiva) - Parte 2

Parte 2

O Jiva não é o corpo mas é idêntico com o Auto (Brahman). O estudo dos três corpos, as cinco bainhas e os três estados de despertar, sonham e sono fundo, ajuda homem entender que ele é diferente de todas estas modificações diversas e que ele é o imutável, constante, testemunha de todo estes. aIsto juda-o sentir-se que transcende os três estados, os três corpos e o Pancha Koshas (cinco bainhas). Recordação constante deste e meditação neste conhecimento o levará ao realização de seu verdadeiro Auto (Brahman)


Há três corpos em cada indivíduo (Jiva).

01) O corpo físico ou o corpo bruto: Sthula Sharira

02) O corpo astral ou o corpo sutil: Sukshma Sharira ou Linga deha

03) O corpo causal ou o corpo de semente: Karana Sharira.

A concha de um tamarind corresponde ao corpo físico. A polpa representa o corpo sutil. A semente corresponde ao corpo causal. O gelo representa o corpo físico. H2O representa o corpo sutil.

O Sthula Sharira (corpo Físico) é composto de cinco elementos essenciais chamado Pancha Mahabhuta & sete elementos constituintes chamaram Sapta Dhatu.

O Sukshma Sharira (corpo Sutil) é composto de dezenove princípios (Tattvas) :

01) Cinco Jnana Indriyas ou órgãos de conhecimento
02) Cinco Karma Indriyas ou órgãos de ação
03) Cinco Pranas ou ares vitais
04) Manas ou mente
05) Buddhi ou intelecto
06) Chitta ou o subconsciente
07) Ahamkara ou o ego

É um meio de gozar prazer e dor.


O Karana sharira (Corpo causal) é o beginningless ignorância que é indescritível. Consiste Vyashti (indivíduo) Samskaras ou a impressão da Sanchita Karma inteiro de todo nosso passado births, assim é a causa (motivo) da existência de Sthula & Sukshma sharira.



Clique a imagem para resolução mais alta

0 comments :: Entendendo um corpo humano (Jiva) - Parte 2